segunda-feira, 28 de abril de 2008

REPRODUZA A FALA DO BANDIDO AO ASSALTAR UM PALMEIRENSE ,E A FALA DA VÍTIMA COM MEDO DE QUE O BANDIDO LEVASSE A CAMISA DELE DO PALMEIRAS.

CONTINUEM RESPONDENDO

4- O que você entende por norma padrão da língua? O que estas normas não
Aceitam?
5- Reproduzam um bilhete com a seguinte tema: brigas em sala de aula, onde
Atrapalha o aprendizado. Você vai enviar um bilhete para uma amiga,onde você conta
o que está acontecendo em sua sala de aula. Em outro bilhete com o mesmo tema, você vai dirigi lo a diretora da escola,pedido a ela providencias a respeito do assunto.
Não se esqueça que ao dirigir o bilhete a diretora o uso da linguagem é culta.
6- Use os verbos adequadamente no modo que se pede abaixo

A- Com toda certeza nós...................(poder, futuro do pretérito)melhorar o meio ambiente se................................(querer....imperfeito subjuntivo)
B- Tu ............(estudar....pret perfeito) para prova de amanhã?
C- Eu............(estudar pret imperfeito) quando você me telefonou.
D- Se............(entrar.....imperfeito subjuntivo) mais tarde..............(ter,futuro do pret) mais tempo para ..................(estudar) a matéria.
7- sabemos que os verbos nos denotam idéias,então diga que idéias nos transmitem os modos abaixo.
a.INDICATIVO .............................................................
B-SUBJUNTIVO............................................................
C- eu andava pela rua e cai.........................................quebrei a perna por isto estou faltando as aulas....................................D- ficaremos te esperando para o almoço amanhã...................................................E- eu iria à aula se não tivesse com a perna quebrada......................................................

PASSE as frases para norma culta

Usando os pronomes lhe,lo,la,no na passe as frases para norma culta
A- Vou levar ela amanhã no cinema.
B- vamos encontrar eles no barzinho à noite.
C- Ele telefonou para você pela manhã
D- Irei vender o anel para você por um bom preço.
Encontraram a atriz morta em um matagal.
F- Vou dar a você um presente
G- Queria entender você
H- encontro vocês no trem às onze da manhã.
I- ela foi flagrada roubando o mercado
L- nunca entenderam ela, por isto ela se suicidou
Encontro você ainda hoje.
Iremos buscar você logo cedo.

O texto abaixo está escrito em que norma da língua?

Dois homens tramando um assalto
- valeu memão? Tu trais o berro que nóis vamus rende o caixa bonitinho. Engrossou, enche o cara de chumbo pra areja
- Pode crê.Servicinho ,manero. É só entra e pega.
- Tá com berro ai?
- Tá na mão.
Aparece um guarda.
- IH sujo disfarça disfarça ........
O guarda passou por eles
- Discordo terminantemente. O imperativo deve ser usado nos textos prescritivos, eles nos transmitem ordens,aconselhamentos,direcionamentos, isto nos diz a norma formal da língua. É uma vergonha como algumas pessoas se comunicam.
O guarda se afasta
- O berro tá recheado?
- Tá
- intão vamu lá

RESPONDA

A- O modo com que as pessoas falam tem a ver com sua condição social? Por que?
B- Os bandidos mudam o nível da fala com que objetivo?
C- Qual foi a intenção do autor ao escrever este texto?
D- Por que é importante escrever corretamente?
E- nós precisamos falar a todo tempo a norma culta?
F- Passe o texto para norma padrão usando os verbos adequadamente.
Avaliando o aprendizado


TEXTOS PRESCRITIVOS


Sabemos que os textos prescritivos são regidos pelos verbos no imperativo,onde nos expressão,pedidos,prescrições,súplicas. Baseados nestes conceitos façam a atividade pedida abaixo.

Produção de um bilhete prescritivo, onde você coloque em funcionamento as características da tipologia prescritivas,antes de iniciar leia a situação a seguir:
Uma cliente liga para uma pizzaria no intuito de fazer um pedido de pizza. Ela vai fazer um pedido grande,para oito pessoas. São três pizzas de sabores variados,refrigerantes e sobremesas. A cliente explica tudo com detalhes,para que não haja confusão. Pede ainda uma nota fiscal de compra(pois eles estão trabalhando até mais tarde e a empresa vai pagar a refeição) e o troco,pois só tem nota de cinqüenta.
Após a situação apresentada,vocês devem redigir um diálogo entre a cliente e a atendente,todos os elementos dados devem estar presentes.
Sigam o esquema abaixo:
SIGAM O ESQUEMA ABAIXO

saudação inicial
Pedido de três pizzas com detalhamento de sabores para cada uma
Pedido de refrigerantes para oito pessoas com sabores variados
Pedidos de sobremesas variadas para oito pessoas
pedido de nota fiscal, para reembolso pela empresa
Indicação de valor total da compra pelo atendente
Pedido de troco pela cliente,pois só há notas de ciqüenta
Saudações finais
Não se esqueçam de usar os travessões para indicar os diálogos.
Música do it Lenine


Após verem o vídeo com a música DO IT
Enumerem o máximo de frases que estejam no imperativo. No mínimo dez.
No texto o uso do imperativo,está mais como conselho ou ordem?
Os textos prescritivos não precisam necessariamente apresentarem somente ordens você concorda? Por que?
O que eles expressão, circulo abaixo as palavras que tem referencia aos textos prescritivos.
Aconselhamento, súplicas, ordem, descrição,pedido,direcionamento,narração.

segunda-feira, 7 de abril de 2008

RECUPERAÇÃO PARALELA

Observando as dificuldades dos alunos em relação a aula 10 do jornal, em relação a reconhecer os argumentos favoráveis e contrários na carta dos leitores,estaremos fazendo uma outra abordagem,para tentar sanar o problema anteriormente observado.


O texto de opinião,(argumentação) se dá quando temos um assunto que causa polêmica.No caso desta aula tinhamos a notícia que se intitulava: O Brasil tem condições de sediar a copa de 2014?Por que diríamos que este assunto é polêmico? O sociólogo Mauricio Murad passou através desta notícia,pontos que ele julgava positivos e negativos para que a Copa de 2014 seja realizada em nosso país ,ele de certa forma nem defendeu,nem criticou,apenas levantou fatos (dados)que seriam bons e ruins para realização deste evento,ou seja ele não tomou uma posição favorável ou contrária.
Pensando nisto,vamos rever novamente alguns destes argumentos,e tentar sempre ler com tranquilidade,tentando verificar as palavras que nao conhece,refletir,pois a leitura nao é meramente decodificar palavras,ela deve ser sempre reflexiva.


" Tenho certeza de que há milhares de brasileiros vibrando com a escolha do Brasil para sediar a Copa de 2014.Alguns desses brasileiros estão assim talvez por gostarem muito de futebol; outros por não conseguirem enxergar o mal que essa decisão fará ao país.Um país carente em educação,saúde,vai desembolsar vultuosas quantias para se preparar para sediar a Copa.Será necessário desviar recursos dessas áreas prioritárias para atender esta vaidade oportunista dos nossos políticos que sabem muito bem que esta decisão irresponsável lhes renderá em termos de votos.E tenho certeza de que estão vendo a oportunidade dos costumeiros desvios de recursos das obras públicas"

Vamos tentar levantar nesta opinião os argumentos usados pelo autor.

1- ele introduz ,situando o assunto,pois é necessário estar apontando de que assunto estamos dando nossa opinião.
2- observe: outros por não conseguirem enxerga o mal que essa decisão fará ao país.(ele introduz sua opinião)
3- depois ele continua argumentando contrariamente,quando fala das questões da saúde,da educação,dos desvios de dinheiro,e do oportunismo políticos.
4- por final ele se posiciona quando finaliza sua visão onde ele diz "tenho certeza que estão vendo oportunidade dos costumeiros desvios de recursos das obras públicas.

LEIA COM ATENÇÃO O TEXTO...

"Pessoas pessimistas ou simplesmente enciumadas criticam gastos públicos e uso político pelo fato de o Brasil vir a ter de gastar bilhões para recuperar a infra-estrutura necessária aos jogos da Copa de 2014.Não conseguem observar que,além de uma provável contrapartida em investimentos diretos do estrangeiro,compensando tais gastos com aquecimento da economia,haverá princilamente um ganho invisível, mas estratégico,diante da visibilidade que o Brasil terá num mundo movido por complexas conveniências e caprichos da globalização da econimia.São oportunidades que pesam muito mais favoravelmente do que sugerem os opositores.


Então podemos observar que no texto de opinião ao inciar este texto o leitor fez a apresentação do problema,ou seja,inceriu o assunto a ser abordado,após ele argumentou dando sua visão (opinião) a respeito do assunto(a notìcia) e depois ele tenta nos convencer de forma positiva que apesar de todos os problemas que parecem ser insolúveis o Brasil pode também ganhar com isto...que nosso país pode ser melhor visto lá fora,que teremos muitas pessoas de outros países nos visitando e consequentemente trazendo dinheiro para gastar aqui.Nos dois outros argumentos,vemos que a visão dos leitores foram desfavoráveis ao Brsil sediar a Copa de 2014 em nosso país, porém os textos foram estruturados da mesma maneira,somente os escritores tentaram nos convencer de forma negativa segundo suas visões.

´PENSANDO NA QUESTÃO DA DENGUE, DESENVOLVA A ATIVIDADE PEDIDA.

A dengue afeta de forma alarmante o Rio de Janeiro,mas não podemos esquecer que ela está em todas as partes,e pode inclusive estar em nossas casas,muitos acusam os governos por não combaterem adequadamente o mosquito,outros dizem que a população em geral também nao pode ficar isenta de culpa,pensando nisto,elabore seu texto de opinião sobre o assunto siga o esquema dado anteriormente,fazendo a apresentação do assunto,tente convencer seu leitor realmente de sua opinião,use as expressões sugeridas para colocar suas idéias,e conclui - las.

ATIVIDADE INDIVIDUAL PARA ENTREGAR............FAREMOS EM SALA DE AULA

NÚMEROS DE CASOS AUMENTAM 819% EM SÃO GONÇALO NO RIO DE JANEIRO


Um levantamento da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, divulgado nesta quarta-feira (14), revelou que os municípios de médio porte registraram o maior índice de transmissão de dengue na região Sudeste. Os dados foram coletados de janeiro a setembro de 2007. No Rio, segundo o relatório, Niterói e São Gonçalo estão entre as cidades que apresentaram índices elevados de transmissão da doença. São citadas ainda São José do Rio Preto (SP), Campinas (SP), Teófilo Otoni (MG) e Bebedouro (SP).Em São Gonçalo, o número de casos confirmados de dengue pulou de 66 em 2006 para 607 este ano, o que representa um aumento de 819%. Os dados são da Vigilância Sanitária do município, que atribui a escalada ao aumento das chuvas. Em Niterói, segundo a Secretaria municipal de Saúde da cidade, de janeiro a outubro deste ano já foram confirmados 1.389 casos de dengue no município, o que representa um aumento de 712% em relação aos 171 casos confirmados em todo o ano de 2006. Segundo a secretaria, no entanto, há dois meses houve uma redução significativa no número de casos confirmados. Em setembro, foram três confirmações da doença e, em outubro, nenhum caso foi confirmado até agora.

CONCLUSÃO SOBRE TEXTO DE OPINIÃO.

Então para eu escrever um texto de opinião,é preciso:
- tomar posicão em relação à polêmica apresentada
- defender uma opinião própria,introduzindo-a com expressões como: em minha opinião,penso que,
- considerar o ponto de vista do interlocutor,tanto para construir seus conhecimentos quanto para,se necessário,elaborar contra argumentos.
- deixar seu raciocínio no texto, o mais claro possível usando expressões organizadoras...primeiro...em segundo lugar...ect
- marcar bem seus argumentos,por meio de expressões que os indentifiquem,como,pois,porque.
- usar expressões que introduzam claramente a conclusão, como:entao,assim,poranto.

SEGUINDOS OS PASSOS DADOS COM CERTEZA TODOS SERMOS CAPAZES DE REDIGIRMOS TEXTOS DE OPINIÃO TÃO BONS QUANTO OS LIDOS.

O QUE PODEMOS OBSERVAR O ARGUMENTO ABAIXO

" Milhões de brasileiros se entristecem ao ver o país do futebol perdendo para os times da corrupção e da demagogia.A Copa ainda está muito longe.Em seus vários níveis,nossa sociedade pode e deve se mobilizar para exigir que as instituições públicas e privadas vinculadas ao futebol dêem tratos à bola e respeitarem o povo brasileiro.Sem uma grande reforma do nosso universo futebolístico, o Brasil não está qualificado para a Copa de 2014."

O TEXTO DE OPINIÃO TEM POR OBJETIVO CONVENCER,LEVAR O LEITOR A ASSUMIR SEU PONTO DE VISTA DEFENDIDO.

Pensando nisto,vamos rever novamente alguns destes argumentos,e tentar sempre ler com tranquilidade,tentando verificar as palavras que nao conhece,refletir,pois a leitura nao é meramente decodificar palavras,ela deve ser sempre reflexiva.


" Tenho certeza de que há milhares de brasileiros vibrando com a escolha do Brasil para sediar a Copa de 2014.Alguns desses brasileiros estão assim talvez por gostarem muito de futebol; outros por não conseguirem enxergar o mal que essa decisão fará ao país.Um país carente em educação,saúde,vai desembolsar vultuosas quantias para se preparar para sediar a Copa.Será necessário desviar recursos dessas áreas prioritárias para atender esta vaidade oportunista dos nossos políticos que sabem muito bem que esta decisão irresponsável lhes renderá em termos de votos.E tenho certeza de que estão vendo a oportunidade dos costumeiros desvios de recursos das obras públicas"

Vamos tentar levantar nesta opinião os argumentos usados pelo autor.

1- ele introduz ,situando o assunto,pois é necessário estar apontando de que assunto estamos dando nossa opinião.
2- observe: outros por não conseguirem enxerga o mal que essa decisão fará ao país.(ele introduz sua opinião)
3- depois ele continua argumentando contrariamente,quando fala das questões da saúde,da educação,dos desvios de dinheiro,e do oportunismo políticos.
4- por final ele se posiona de maneira mais clara,quando finaliza sua visão onde ele diz "tenho certeza que estão vendo oportunidade dos costumeiros desvios de recursos das obras públicas.

sexta-feira, 4 de abril de 2008

ATIVIDADE PARA ENTREGAR - INDIVIDUAL

Agora você vai escrever uma receita onde você possa resolver um problema muito sério que ocorre em nosso planeta,que com certeza pode ajudar em nossa escola,na nossa casa na comunidade que vivemos no país de maneira geral.
Então empregue sua criatividade misturadas a seus conhecimentos de como estruturar,organizar uma receita.Pense no que deseja construir,nos ingredientes para isso e nos passos necessários para tornar esse desejo uma realidade.



TEMAS PROPOSTOS


COMO PROTEGER A FAUNA E A FLORA
COMO ECONOMIZAR ENERGIA OU ÁGUA
COMO NÃO CONTAMINAR O MEIO AMBIENTE
COMO SER SOLIDARIAMENTE ECOLÓGICO ( ENTREGAR 10/04/2008)

CAPRICHEM.....CAPA PARA O TRABALHO,OBJETIVO QUE VOCÊ TEM AO REALIZÁ LO.


AUTO REFLEXÃO

O que aprendi de importante no final desta unidade?
Quais foram as minhas dificuldades em relação ao assunnto abordado e as tarefas?
O que preciso mudar para superar minhas dificuldades??

ATIVIDADE- LEIA A RECEITA ABAIXO E RESPONDA AS QUESTÕES.

DOCE DE CASCAS DE MARACUJÁ AZEDO


INGREDIENTES: -Cascas bem lavadas de 6 maracujás azedos,firmes
-2 xícaras de (chá) de açúcar
-3 xícaras (chá) de água
-1 xícara (chà) de suco de maracujá
-2 pauzinhos de canela

MODE DE FAZER

Descasque os maracujás,deixando toda a parte branca.Cubra - a com água e deixe de molho de um dia para o outro; escorra e coloque numa panela.Junte o açúcar, a água,o suco de maracujá e a canela.Leve ao fogo e cozinhe tudo até que forme uma calda meio grossa.


PRÁTICA DE LEITURA

1- Explique com suas palavras o que é uma receita?
2- Em quantas partes se divide uma receita? O que contem cada uma delas?
3- Qual a intenção de quem escreveu essa receita??
4- Em que modo está a maioria dos verbos do texto: INDICATIVO/SUBJUNTIVO/OU IMPERATIVO?Por que isso ocorre?
5-A que pessoa esses verbos se referem:TU ou VOCÊ ou VOCÊS? Como você chegou a essa resposta?
6- Explique por que é correto,segundo a norma padrão da língua,é dizer "meio grossa" e não "meia grossa"?
7- Que outros tipos de receita você conhece?
8- Você ou alguém que você conhece sabe outras receitas feitas de sobras de alimentos ou de cascas de frutas? Se souber anotar em seu caderno e partilhá las com a classe.

Então podemos perceber que os textos prescritivos além de nos informar,nos dá ordens e direcionamentos.

Os textos prescritivos nos faz refletir sobre nossos direitos e deveres como indivíduos,onde traz impacto em certos aspéctos de nossa conduta,em relação ao nosso poder de compra,critérios para aquisição de mercadorias e bens de consumo.

-Também podemos acrescentar como textos prescritivos....as receitas culinárias,os manuais de instruçoes ...propagandas
-Portanto devemos formular opiniões sobre nossa conduta como consumidores,pensarmos nas consequências dos nossos atos ao sermos consumidores,pois toda ação tem uma reação.

QUE TIPOS DE PRESCRIÇÕES PODEMOS FAZER ATRAVÉS DAS MENSAGENS ABAIXO??


CONTA DE LUZ,ÁGUA TELEFONE/FATURAS BANCÁRIAS(também nos prescrevem)
















As contas de água ,luz,faturas de cartão de crédito além de nos informar sobre nosso consumo,e gastos nos prescrevem também formas de econimizar no caso da água,até porque sabemos que ela nos é essencial a vida,como também como consumir menos energia,nos dão o direcionamento para que possamos economizar...além temos também as formas de pagarmos estas contas,onde pagar,data de pagamento que são prescriçoes que temos que efetuar.

BULA DE REMÉDIO

Atenção: Não tome medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para sua saúde do Paciente


Princípio Ativo
Norfloxacino

Medicamentos genéricos
Norfloxacino (Apotex); Norfloxacino (Biosintética); Norfloxacino (Brainfarma); Norfloxacino (EMS); Norfloxacino (Medley0; Norfloxacino (Mepha); Norfloxacino (Merck S.A.); Norfloxacino (Novartis); Norfloxacino (Ranbaxy)

USO ADULTO
Oral
FLOXACIN® é apresentado em caixas com 6 e 14 comprimidos de 400 mg.
Ingrediente ativo: cada comprimido contém 400 mg de norfloxacino, MSD.
Ingredientes inativos: celulose microcristalina; croscarmelose de sódio; estearato de magnésio; hidroxipropilmetilcelulose; hidroxipropilcelulose; dióxido de titânio; água purificada; cera de carnaúba.

QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
CONTRA-INDICAÇÕES
Pessoas com hipersensibilidade a qualquer componente do produto ou a antibióticos quinolônicos.ADVERTÊNCIAS
Uso na gravidez e amamentação
Uso na Gravidez
Ainda não foi estabelecido o uso seguro de FLOXACIN® em mulheres grávidas.
Uso Pediátrico
FLOXACIN® não deve ser administrado a crianças antes da puberdade

Quais outras precauções devo tomar?
Você deve evitar exposição prolongada ou excessiva à luz solar. Foram relatadas reações na pele em alguns pacientes.
FLOXACIN® pode prolongar o efeito da cafeína.
Informe ao médico ou cirurgião-dentista se aparecerem reações indesejáveis.
Não use medicamento sem consultar o seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.
COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
ASPECTO FÍSICO
O comprimido de FLOXACIN® tem o seguinte aspecto: oval, de cor amarelada a branca, sulcado de um lado e com a inscrição MSD 705 do outro.

COMO USAR
FLOXACIN® deve ser tomado com água, no mínimo 1 hora antes ou 2 horas depois das refeições ou da ingestão de leite. FLOXACIN® não deve ser tomado em um intervalo inferior a duas horas da ingestão de suplementos de ferro, zinco ou de multivitamínicos que os contenham em sua formulação; antiácidos, sucralfato, ou formulações orais de didanosina.
Siga a orientação de seu médico. respeite sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interrompa o tratamento sem consultar o seu médico.
Não use o medicamento se o prazo de validade estiver vencido. Antes de usar, observe o aspecto do medicamento

ONDE E COMO DEVO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
Não tome este medicamento após a data de validade impressa na embalagem. Os primeiros dois algarismos indicam o mês e os dois últimos, o ano